Conheçam os verdadeiros jardins das fadas!
Terrários são jardins em miniatura construídos dentro de vidros, uma técnica muito antiga, que surgiu na Inglaterra há séculos. São bem práticos porque crescem em lugares que não recebe sol e quase nem precisa de água. Sendo assim, ele é a alternativa ideal pra quem quer acrescentar um pouco de natureza em um ambiente e não tem tempo para cuidar. Também não ocupa espaço, então para quem mora em apartamentos é uma ótima opção.
O estilo mais clássico é o que é construído dentro de vidros.
Mas também podem ser construídos em jarros. Eu sigo um Instagram onde são feitos os mais lindos que já vi:
São perfeitos, né? Eu fico viajando nesses detalhes! Foi através desse Instagram que eu soube da existência desses lindos minijardins. Fiquei imaginando como é uma boa opção para quem quer presentear alguém com algo diferente, além de ser lindo.
Quer aprender como fazer? Aí segue o passo-a-passo:
Materiais necessários:
1 recipiente: “pode ser de vidro, cerâmica ou barro. Até mesmo alguns não tão convencionais como tênis ou uma panela. Use sua criatividade”, indica a profissional.
Substrato preparado: “cerca de 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia e 1 parte de perlita”, ensina.
Pedras: “pedrinhas ou cascalhos de sua preferência”, propõe.
Mudas de plantas suculentas: “o ideal é que as mesmas possuam um tamanho apropriado para o seu recipiente”, instrui.
Adereços: “fica ao seu critério. Pode ser desde areia colorida, personagens, pedrinhas, tronquinhos até conchas”, orienta.
Ferramentas de jardinagem: “se você não possui ferramentas específicas, você pode improvisar com utilizando itens como colher de diferentes tamanhos, pinça longa, pincel e etc”, revela.
Modo de montagem
Lave bem o seu recipiente com sabão, retirando qualquer resíduo indesejado do mesmo. Desta forma evita-se que algum fungo ou larva de inseto se prolifere no local. Espere secar completamente.
Faça uma pequena camada com as pedrinhas ou cascalhos no fundo, buscando facilitar a drenagem caso haja um excesso de água, já que o recipiente normalmente não possui furos.
Use a sua imaginação e desenhe mentalmente o cenário que deseja reproduzir, assim não corre o risco de montar tudo e depois mudar de ideia.
Retire as plantas escolhidas dos seus respectivos vaso, tomando sempre cuidado para preservar o máximo que conseguir do torrão original de terra em volta de sua raiz. Isso garante uma melhor adaptação da planta na sua nova casa. A partir daí você já sabe a quantidade de terra que precisará para completar no seu recipiente. Caso o torrão seja grande, já coloque-o dentro do recipiente e vá completando com o substrato preparado até a altura desejada.
Colocadas as plantinhas, pressione levemente o solo em volta do tronco para que elas se acomodem melhor no novo solo.
É sempre bom não deixar o solo exposto, isso faz com que água evapore mais rapidamente. Coloque uma pequena camada de pedrinhas e/ou areia, cobrindo-o.
Feito isso, finalize enfeitando o cenário com o que achar de mais interessante. Utilize pedras, tronquinhos, mini gravetos, personagens ou areia colorida. Deixe a imaginação correr solta!
Já quero aprender, mas por enquanto só deixo as fotos e o tutorial, espero ainda voltar a postar sobre eles e mostrando o resultado de algum que fiz e deu certo. Se vocês fizerem, não deixem de comentar qual foi a experiência de vocês.
Bye. <3
🌼
0 comentários:
Postar um comentário