Como todas já devem saber, a anilina que venho falar é a em pó, anlina para madeira e várias outras coisas. É um pigmento que se mistura com outras substâncias, mas pode ser diluído em álcool ou água quente. Não é um produto feito - especificamente - para o cabelo, mas desde muito tempo que ela vem sendo usada no cabelo, e pode-se dizer que até ficou mais conhecido por esse método.
Eu comecei a pintar o cabelo usando tonalizantes/tintas, mas como moro no interior e não tinha costume de comprar pela internet (até porque eu ainda era menor de idade), era sempre difícil de encontrar, e quando eu encontrava e precisava comprar de volta, não tinha mais porque eram cores difíceis de serem compradas e acabava saindo das lojas. Foi ai que depois de muito rodar pela internet eu descobri a tal da anilina, que já era tão suada e amada por deixar o cabelo de todas as cores, sem danificar e por um preço tão acessível. Eu demorei para encontrar, mas encontrei! Nunca causou nenhum dano no meu cabelo, era o contrário, como a quatidade usada era mínima e se mistura com um creme branco de hidratação, o cabelo até hidratava.
(Algumas cores que consegui com anilina)
Sempre amei muito a anilina, por todas as cores que eu criava, e por nunca ter me decepcionado, ao contrário de muitas tintas e tonalizantes. Mas depois que deixei o cabelo ruivo, eu comecei a reparar no quanto as ruivas são cismadas com o uso da anilina. Confesso que as vezes penso que, por elas não terem muito costume e conhecimento nesse universo das infinitas cores capilares, é normal terem medo de usar algo que deixa o cabelo um ruivo tão lindo, mas que seja tão barato. Até porque ser ruiva e gastando pouco, deve ter algo de suspeito, não é mesmo?! haha sei que só agora eu comecei a querer pesquisar mais sobre os riscos da anilina. E até agora as informações sinceras que venho compartilhar com vocês são:
- Ainda não encontrei casos de doença, ou cegueira, ou de gente que perdeu o cabelo usando a anilina.
- Sim, é verdade que a anilina é tóxica! Quando eu comprei o vendedor me disse isso, e está avisando isso em todos os lugares, é só jogar no google. Mas ela é perigosa como qualquer química que usamos no nosso cabelo, a questão é: tenha cuidado quando for usar, cuidado com os olhos (principalmente, por ser uma área que até shampoo causa reações), use luvas, procure não aplicar no casco da cabeça, apenas use para tonalizar. Eu sempre usei, mas nunca me aconteceu nada, já fiz exames e tudo continua ok, mas nunca se sabe, não é mesmo? Outra coisa: a quantidade que se usa é tão mínima que é isso que não deve fazer a diferença.
Bom, depois da ruivice, eu até estou parando de usar, e se uso, procuro ter muito cuidado, ou por não encontrar algum tonalizante. Não tá sendo fácil encontrar tonalizantes que deixem a cor linda que a anillina deixa no ruivo, e que demore tanto para desbotar, vou continuar na pesquisa sobre os riscos da anilina e qualquer coisa eu trago de volta pra vocês! Quem souber de algo e quiser comentar também, sintam-se á vontade.
..
Eu usei a anilina 3 vzs, amei a cor do ruivo que fica, como vc disse e ainda hidrata o cabelo. Não tive nenhuma reação alérgica, nem senti nada. Sinceramente tenho pesquisado a meses várias coisas e acho que tinha é bem pior, pois desbota muito fácil, tem que passar mais vzs. A anilina desbota quase nada além de ser usada com creme... gente eu particularmente tenho muito mais problema com amônia das tintas capilares. Igual ela disse a quantidade que se usa é pouquíssima... um vidrinho dura uma vida... eu sempre indico fazer um teste de mexa, para vê e aguardar de 1 dia para o outro para vê a reação.
ResponderExcluir